Mosaico contemporâneo de Gougon
Fazendo a cabeça de Darcy Ribeiro

Home

Mostra Musiva de Brasília
Painéis de Clóvis Graciano
Mosaicos de Portinari
Muitas pedras no caminho de Drummond
Chavarria, um mestre catalão em Brasília
Minha musa judaica
Novos aparadores
Mosaicos de Buenos Aires
Os mosaicos da Basílica de Nazaré
Mosaico de Manabu Mabe e o Ateliê Sarasá
Tomie Ohtake expande a arte musiva
A boa arquitetura e o bom mosaico
Fazendo a cabeça de Darcy Ribeiro
O mosaicista Athos Bulcão
Mosaico Romano encontrado na Inglaterra
Deu na TIME: Mosaico de Tiago, irmão de Jesus
O impulso musivo na Arquitetura Espontânea
Escher e o mosaico no mundo islâmico
Mosaico no chão eterniza Noel
A viúva do Plínio Salgado
Palácio Lauro Sodré (Belém,PA)
A suastica no mosaico romano
minhas mulheres
O mosaico espontâneo de Ilana Shafir
Meus painéis de JK na mídia de Brasília
aparadores de parede
Dona Sarah Kubitschek
Bancos de Jardim
A Imperatriz e o Patrimônio Histórico
Pergunte ao Gougon
Cora Coralina, um painel
Os ítalo-brasileiros Gianfranco Cerri e Alfredo Mucci
Tomie Ohtake em Brasília
Congresso do Mosaico
Posters de mosaicistas estrangeiros
Sites de busca

Darcy iniciando, logo depois do primeiro esboço
darcyii.jpg

FAZENDO A CABEÇA DE DARCY RIBEIRO
 
Ora, ninguém faz nem nunca fez a cabeça de Darcy Ribeiro.  O título é sugestivo, mas refere-se apenas ao meu propósito de apresentar aqui, passo-a- passo, a realização de um mosaico reproduzindo na pedra a cabeça privilegiada de Darcy Ribeiro. É obra encomendada para um prédio na Asa Norte de Brasília, que leva seu nome. Tenho que terminar antes do dia 20 de dezembro e estou correndo contra o tempo. Comecei o trabalho há uma semana, primeiro desenhando o rosto de Darcy numa fôrma de madeira. Em seguida, passei à colocação de tesselas, de forma direta, com a parte polida dos mármores e granitos para cima, conforme se vê ao lado.
É bom avisar que iniciei esta página aqui no site a partir de hoje, dia 9 de dezembro 2002. O mosaico já estava, hoje pela manhã, com a expressão que se vê na foto número dois, logo abaixo. Amanhã, volto a bater outra chapa e apresentá-la aqui. Minha idéia é, depois de terminado o rosto, passar a construir um cocar por trás de Darcy Ribeiro, evocando seu passado de antropólogo emérito. Também planejo colocar à sua frente uma bodurna, referência fálica importante quando se examina sua trajetória de vida pessoal, marcada por muitos amores, velados ou não.
Enfim, quem quiser acompanhar, pode ir vendo a cada dia o avanço da peça musiva, que espero concluir em mais ou menos uma semana.
O trabalho deve ficar sobre uma plataforma de 1,20 m x 1,20m.  Atualizações diárias!

darcy já na segunda etapa: 09/12/2002
darcy2.1.jpg

terceira etapa: dia 10/12/2002
darcy3.2.jpg

Bem, estamos avançando. À esquerda está o trabalho do dia 9 de dez.2002
E à direita o trabalho no dia 10 de dez. 2002, já com o pescoço e a camisa bem avançados, o nome DARCY começando a ser realizado. E também a bodurna e a lança bem rabiscadas, prontas para sempre preenchidas. Até amanhã.

darcy4.1.jpg

Bem, continuamos avançando. Hoje dia 11 chegamos até aqui. O nome Darcy terminado bem como a bodurna, a lança e o início das penas que pendem da lança. Até amanhã.

Darcy já definido, resta o contorno da figura
darcy6.1.jpg

Hoje, dia 12 de dezembro de 2002, vejo que estou perto, já próximo de chegar ao fim, talvez em mais três dias úteis, quem sabe dia 17 ou 18 próximos. Mexi um pouco nas partes sombreadas do rosto do Darcy, ao longo do pescoço, e ainda acho que devo mexer mais.  A figura dele está completa e estou começando o contorno. Abandonei a idéia de fazer um cocar indígena por trás da cabeça dele. Quero destacar em Darcy o antropólogo, não o índio. Em vez disso vou fazer a partir da cabeça uma espécie de aura, com luz e cores, acho que faz mais sentido. Mas vou deixar a bodurna (e a lança) à frente de sua figura. Passa a idéia de um guerreiro, que ele foi, e também deixa espaço para uma consideração fálica em torno do forte erotismo que marcou sua vida pessoal.

darcy8.2.jpg

Bem, hoje, terça-feira, dia 17 de dezembro de 2002, estou perto de terminar o trabalho com a figura de Darcy Ribeiro. Hoje e amanhã vou-me dedicar a alguns pequenos reparos, um pouco por toda parte. Acredito que amanhã à tarde já dê para colocar na armação de ferro e entregar ao contratante. Darei notícias.

darcypenultimo.jpg

Bem, chegamos ao final, ou quase. O espaço da fôrma está completo (1,20m x 1,20m). Agora, vamos amarrar com arame outra fôrma sobre esta. E virar todo o conjunto, com cerca de 8 a 10 mil tesselas, de cabeça para baixo. E, então vamos passar massa plástica por trás. Ela seca rapidinho e, então, lixamos as beiradas e encaixamos toda a peça numa armação de ferro. E está tudo pronto para entregar ao cliente. Veja aí abaixo.

darcyultimo.jpg

Trabalho concluído dia 18 de dezembro de 2002, ao final da tarde.